Previsão é de que cobertura seja ampliada de 46% para 90% ao final dos serviços, que devem durar até 2023 e fazem parte do projeto de concessão da Região Metropolitana de Maceió.
Por G1 Alagoas
Publicada em 27/07/2022 às 17:59
A cidade da Barra de São Miguel vai passar por obras para a ampliação da rede de esgoto a partir desta quarta-feira (27). O serviço, em três ruas da cidade, seão executados pela BRK Ambiental, que deve implantar 33 km de novas redes coletoras de esgoto.
Ampliação da rede de esgoto da cidade é a primeira grande obra do projeto de concessão da Região Metropolitana de Maceió, que é administrada pela empresa BRK. A previsão é de que, até o fim de agosto, sejam implantados coletores-tronco em 20 ruas. A obra deve ser finalizada em julho de 2023.
De acordo com a empresa, atualmente 46% da população da cidade é atendida pelas redes de esgoto. Após a finalização da obra, a cobertura vai passar para 90%.
Com as obras estruturantes, será iniciada a universalização dos serviços de esgotamento sanitário no município, que é a coleta do esgoto nas casas dos consumidores, tratamento do resíduo e a devolução para o meio ambiente em condições adequadas.
De acordo com a BRK, sem a rede de esgoto disponível para a população, muitas pessoas usam fossas sépticas, mas a fossa não tem o tratamento adequado e com o tempo pode afetar o lençol freático.
Depois da ampliação da rede de esgoto na cidade, acontecerá a recuperação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra de São Miguel, que está desativada.
Há também a previsão de uma segunda grande obra estruturante a ser realizada em Maceió, com início ainda neste ano, mas sem data exata.