Decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta (15). Objetivo é agilizar processo burocrático até a execução das obras de reparo.
Por G1 Alagoas
Publicada em 15/07/2022 às 19:04
A Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência em 11 pontos da orla de Maceió que estão danificados por causa da erosão causada pelo avanço do mar. O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira (15) no Diário Oficial do Município (DOM).
Os pontos foram identificados a partir de um levantamento feito pela Defesa Civil do município. O objetivo do decreto é agilizar o processo burocrático para que seja realizada a execução das obras de reparo nesses locais.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) aguarda autorização ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para dar início às obras emergenciais de contenção do avanço do mar.
A Seminfra deve colocar em prática a aplicação das “big bags”, que são grandes sacos preenchidos com areia da praia, colocados um sobre o outro, funcionando como escudo para proteger a área costeira.
O estudo técnico mostrou que dos 11 pontos de erosões emergenciais, oito são considerados urgentes. Atualmente, o município aplica a técnica denominada ‘sandbag’, que são sacos enterrados na praia e funcionam como dissipadores de energia, protegendo assim a área deteriorada pela força das ondas.
Trecho no Pontal da Barra é um dos mais afetados — Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra