Pesquisa Mensal de Comércio mostra que o estado superou a média nacional de volume de vendas.
Por G1 Alagoas
Publicada em 13/07/2022 às 18:37
Parece que a crise do comércio varejista, em Alagoas, começou a virar lembrança na cabeça e no bolsos de lojistas. É que o estado acumula a 5ª alta seguida no volume de vendas, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado, que inclui os seguimentos de automóveis e materiais de construção, para o Brasil e unidades da federação.
O crescimento do estado no mês de maio foi de 2,1%. Todos os meses anteriores deste ano também registraram alta. Veja abaixo:
O desempenho de Alagoas no último mês colocou o estado como o 5º maior crescimento do país no comércio varejista. O estado com a maior alta foi Minas Gerais (3,6%).
Os índices positivos do estado são destacados pelo IBGE, uma vez que o crescimento supera a média nacional, que foi de apenas 0,1% em maio.
A pesquisa mostra ainda que de maio de 2021 ao mesmo mês de 2022, as vendas no varejo cresceram 9,7% em Alagoas.
Considerando as vendas no varejo ampliado, o estado também apresentou crescimento em maio. A alta foi de 0,9% em relação ao mês anterior, ficando na 13ª colocação em relação aos demais estados brasileiros.
Na comparação do mês de maio deste ano com o do ano anterior, a alta das vendas no varejo ampliado foi ainda mais expressiva, 5,9%. Se observada a evolução dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 1,5%.