Sábado, 19 de Abril de 2025

Projeto oferece desconto na conta de energia em troca de doação de material reciclável em Maceió

Clientes da Equatorial Alagoas poderão entregar materiais de plástico, metal, papel e Tetra Pak em troca do bônus.


Por G1 Alagoas
Publicada em 12/07/2022 às 11:14


Porjeto E+ reciclagem em Maceió troca materiais recicláveis por descontos na conta de energia — Foto: Ascom/Equatorial

A partir de sexta-feira (15), moradores de Maceió vão poder trocar materiais recicláveis por descontos na conta de luz através do projeto E + Reciclagem, iniciativa da Equatorial Alagoas que integra o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os clientes poderão entregar materiais de plástico, metal, papel e Tetra Pak em postos de coleta distribuídos pela capital.

De acordo com a empresa, os postos de coleta serão itinerantes. O primeiro será localizado na Grota das Piabas, no bairro do Jacintinho. O cliente deverá levar os resíduos limpos e separados ao posto de coleta, além da conta de energia mais recente e um documento de identificação com foto. Poderão ser arrecadados:

 

  • Plásticos: pet (como refrigerantes e água mineral), plástico duro (como embalagens de shampoo, detergente, margarina, manteiga, baldes, bacias, caixas, cadeiras, mesas), plástico filme (como sacolas plásticas, embalagens de mantimentos) e PVC (como canos e forros)
  • Metais: aço inox, alumínio, antimônio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro
  • Papel: branco (como papel A4, livros, papel de escritório), misto (como revistas e encartes), papel jornal e papelão
  • Tetra Pak: caixas de suco, leite, extrato de tomate, creme de leite e leite condensado.

 

No posto de coleta haverá um atendente para pesar separadamente cada item, por tipo e classe. O desconto é calculado na hora e varia de acordo com a quantidade e o tipo de material.

Se preferir, o cliente poderá optar por doar o desconto na fatura de energia de uma instituição filantrópica.

Também será possível entregar óleo de cozinha nos postos de coleta. O produto deverá ser entregue coado e acondicionado, preferencialmente, em garrafa pet. Quando descartado de forma incorreta, o óleo de cozinha pode gerar impactos significativos ao meio ambiente.

De acordo com a Equatorial Alagoas, o projeto E + Reciclagem existe desde 2011 e já arrecadou mais de 50 mil toneladas de resíduos recicláveis nos estados do Maranhão, Piauí e Pará. Além disso, os clientes já foram beneficiados com quase dois milhões e meio de reais, em bônus na fatura de energia.

Para o engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, Edmilson Santos, o projeto contribui para difundir a cultura da coleta seletiva. “A Equatorial reforça o seu compromisso com o consumo consciente e a destinação correta de resíduos. Essa é uma ação que também estimula a adoção de práticas sustentáveis, pois acreditamos que cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos nós”.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital