Expansão da calçada serve para aumentar segurança de pedestres e impedir que motoristas estacionem em nesses espaços.
Por G1 Alagoas
Publicada em 29/06/2022 às 19:40
A orla de Maceió passou a contar com uma faixa verde, uma expansão do espaço da calçada para aumentar a segurança dos pedestres. O trecho pintado de verde vai da barraca Sete Coqueiros até as proximidades do totem "Eu amo Maceió". É proibido estacionar na 'faixa verde'.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou nesta quarta-feira (29) que a faixa verde já está em uso, mas que a conclusão da obra deve ocorrer em 15 dias.
Em janeiro, foram implantados cones para alargar o calçadão. Em maio, as equipes da SMTT começaram a implantar segregadores para delimitar o trecho. A faixa começou a ser pintada de verde, mas as chuvas alteraram o cronograma de execução dos serviços.
A previsão de término da obra e início das operações plenamente é de 15 dias, dependendo das condições climáticas, de acordo com o órgão.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar ou trafegar sobre as faixas verdes é considerado infração de trânsito e as punições variam de leve a gravíssima multiplicada por três. As multas variam de R$ 88,38 e três pontos na carteira até R$ 880,41 mais 7 pontos na habilitação.
Segundo a SMTT, a faixa verde é uma obra de baixo custo, realizada em curto prazo. A medida foi adotada em outras cidades como Fortaleza e São Paulo.
“Esse tipo de sinalização já é utilizada em outros locais do Brasil. Nossa intenção é termos mais espaços para a circulação a pé em outros locais de Maceió. O trabalho é realizado com base em análises técnicas, mas estamos sempre abertos ao diálogo com a sociedade”, destacou o superintendente da SMTT, André Costa.