De acordo com o órgão, local apresentava condições insalubres de funcionamento e não tinha alvará sanitário. Outra fiscalização apreendeu 300 kg de alimentos impróprios para consumo humano.
Por G1 Alagoas
Publicada em 28/06/2022 às 18:13
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou uma avícola no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, durante o final de semana. Os fiscais encontraram irregularidades como armazenamento precário de instrumentos de trabalho, ausência de alvará sanitário, além de condições mínimas de higiene para comercializar alimentos. A ação aconteceu após uma denúncia anônima.
“Não havia pias e revestimentos em pisos e paredes, o armazenamento de instrumentos de trabalho e alimentos era totalmente precário e o acúmulo de sangue, vísceras, penas e fezes de frango por todo o estabelecimento”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
A avícola foi interditada, notificada e pode receber multa que varia entre R$180 e R$19 mil, a depender da gravidade das infrações cometidas. O estabelecimento terá 30 dias para se adequar às normas sanitárias e retomar seu funcionamento.
Também durante o fim de semana, a Visa apreendeu 300 kg de produtos perecíveis e não perecíveis impróprios para o consumo humano. As fiscalizações ocorreram em bairros das partes baixa e alta da capital, entre eles Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes I e II, Levada e Jacintinho.
De acordo com o órgão, os fiscais verificaram as condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Dentre os produtos apreendidos estavam frango, carne bovina, linguiça e laticínios.
Nos locais onde houve o recolhimento dos alimentos impróprios para consumo foram notificados e podem ser multados com valores que variam depender da gravidade do caso. Os alimentos apreendidos foram encaminhados ao descarte no aterro sanitário de Maceió.