Domingo, 20 de Abril de 2025

Famílias de aldeia indígena ficam ilhadas após barragem transbordar em Palmeira dos Índios, AL

Estrada que dá acesso à localidade ficou alagada, impedido a passagem. Moradores estão com dificuldades para comprar alimentos.


Por G1 Alagoas
Publicada em 15/06/2022 às 20:14


Famílias indígenas ficam ilhadas em Palmeira dos Índios. Foto: Reprodução/ G1 AL

Vinte e oito famílias indígenas da Aldeia Boqueirão, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, ficaram ilhadas desde a madrugada desta quarta-feira (15), quando a chuva forte voltou a cair em diversas regiões do estado.

Segundo a Defesa Civil do município, já choveu mais de 40mm em toda região. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) do Estado emitiu um Alerta Meteorológico sobre a ocorrência de chuvas com intensidade moderada em todas as regiões de Alagoas durante esta quarta-feira (15), com risco de alagamentos e deslizamento de encostas. O alerta poderá ser estendido até quinta (16).

O único veículo que consegue no local é um trator. Mesmo assim, até metade do caminho. As casas só podem ser avistadas de longe. A estrada ficou submersa após a barragem que fica perto da aldeia transbordar.

Segundo os moradores, não é a primeira vez que isso acontece. E eles pedem ajuda.

"Nós temos pessoas idosas, nós temos cadeirantes, pessoas que trabalham, os profissionais pararam suas funções. Nós estamos realmente precisando de ajuda, de auxílio, o que tiver de ajuda para nós nesse momento é importante", disse o indígena e artesão Davi Celestino.

Sem sair de casa, os moradores estão com dificuldades até para comprar alimentos.

"A situação é tão pesada que quando enche, a gente fica aguardando dois ou três dias para baixar a água e buscar alimentação na cidade", relatou Eduardo Jorge, morador da aldeia.

O secretário de Infraestrutura de Palmeira dos Índios disse que o município tem um projeto para construir uma nova via de acesso à aldeia

"Estamos elaborando projetos básicos para futuramente, com o cessar das chuvas, a gente colocar uma posição definitiva. Em paralelo estamos aguardando que as chuvas diminuam para que possamos criar uma estrada alternativa para que possamos acessar a comunidade", disse o secretário Tiago Diógenes.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital