Quatro municípios voltaram à normalidade e foram retirados da lista, mas outros cinco foram incluídos na atualização feita na terça-feira (7).
Por G1 Alagoas
Publicada em 08/06/2022 às 16:38
Um novo decreto publicado pelo Governo de Alagoas na terça-feira (7) altera as cidades em situação de emergência por causa das chuvas. No primeiro decreto, do dia 26 de maio, eram 33 municípios, mas quatro deles foram retirados da lista porque voltaram à normalidade e outros cinco entraram na nova lista, fazendo o total subir para 34 cidades em emergência.
Novas cidades em situação de emergência:
Cidades que não estão mais em situação de emergência:
A publicação foi feita em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, assinada pelo governador Paulo Dantas (MDB) (veja lista de cidades ao final do texto). O decreto, válido por 180 dias, permite mais agilidade nas ações para minimizar os impactos causados pelo temporal.
O governo ressaltou que as pessoas desabrigadas e desalojadas dos municípios que estão em emergência receberão o benefício Auxílio Chuvas, que é um apoio financeiro de R$ 2 mil, dividido em quatro parcelas.
As chuvas fortes que atingem o estado desde o dia 24 de maio provocaram inúmeros danos nos municípios. Como o nível dos rios, riachos e lagoas subiram, houve registros de alagamentos e inundações e moradores ilhados.
LEIA TAMBÉM:
A quantidade de chuva acima do comum para o período também afetou o solo e provocou deslizamentos de terra e desabamento de casas na capital e no interior.
De acordo com o último boletim divulgado nesta terça-feira (7) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o número de desabrigados e desalojados passa dos 17 mil. Agora são 3.123 desabrigados e 14.376 desalojados por causa das chuvas em Alagoas.
A cidade que apresenta situação mais crítica é Coruripe, com 740 pessoas desabrigadas e 3.195 desalojadas. O município confirmou uma morte em decorrência das chuvas.