Liberação dos recursos foi anunciada pelo Governo Federal. Segundo a Defesa Civil, 574 pessoas foram afetadas pelas chuvas na capital.
Por G1 Alagoas
Publicada em 03/06/2022 às 21:11
Foi autorizado nesta sexta-feira (3) pelo Governo Federal, o repasse de R$ 6,5 milhões à cidade de Maceió. A capital está na lista dos 33 municípios do estado que decretaram situação de emergência por causa das chuvas. A portaria com o detalhamento dos recursos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A Prefeitura informou que os recursos serão utilizados para executar um plano de trabalho de 180 dias voltado para as famílias desalojadas e desabrigadas. O repasse federal deve ser usado na compra de itens de assistência humanitária, como cestas básicas, refeições prontas, colchões, combustível e kits de limpeza, dormitório e de higiene pessoal.
Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, na quinta-feira (2), Maceió tem 574 pessoas afetadas pelas chuvas, sendo sendo 89 desabrigados e 485 desalojados
LEIA TAMBÉM:
Com a liberação de recursos para a capital, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já autorizou o repasse de mais de R$ 17,8 milhões para ações de defesa civil em Alagoas desde o início da semana.
Já receberam recursos as cidades de:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o estado de Alagoas. Um aviso de "perigo" (cor laranja) foi emitido por causa das chuvas para a região Leste de Alagoas (Litoral), e um alerta de "perigo potencial" (cor amarela) para o Agreste e para o Sertão.
De acordo com o alerta de "perigo", válido até as 10h de sábado (4), 27 cidades correm risco. A estimativa é de 30 a 60 mm por hora (chuva fraca a moderada) ou 50 a 100 mm (chuva moderada a forte) de chuva por dia.