Prefeitura emitiu alerta aos ribeirinhos e informou que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mantêm monitoramento para agir em caso de emergência.
Por Roberta Batista, g1 AL
Publicada em 03/06/2022 às 21:00
O nível do Riacho Camoxinga subiu nesta sexta-feira (3) com as chuvas que atingem a região. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a ponte sobre o riacho encoberta pela água em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas.
A prefeitura da cidade emitiu um alerta aos ribeirinhos sobre alta do nível das águas e informou que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mantêm monitoramento para agir em caso de emergência.
"Estamos tomando todas as medidas de apoio aos ribeirinhos, disponibilizando veículos e dois pontos de apoio para aqueles que necessitam sair de suas residências", diz o comunicado da Prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Defesa Civil Estadual, o nível do Rio Ipanema está dentro da normalidade, somente o riacho sofreu cheia, mas foi um evento temporário e o nível já estava baixando novamente ao final da tarde.
"Muitas pessoas estavam confundindo, então eles foram até a nascente, que fica em um sítio, e verificaram que já não estava chovendo mais e que as águas já estavam reduzidas a 40%. Então, a tendência era que lá embaixo, em Santana, a água reduzisse. Eles voltaram e constataram que, realmente, a água já estava reduzida. Está sob controle", explicou o sargento Alderico, da Defesa Civil Estadual.
Ainda assim, a prefeitura mantém como pontos de apoio a Creche Roberval Menezes Dias, na Lagoa do Junco, e a Creche Tânia Maria Vieira, no Lageiro Grande.
A bacia hidrográfica do rio Ipanema está localizada em sua maior parte no estado de Pernambuco, com sua porção sul no Estado de Alagoas, onde se estende até o Rio São Francisco. Por isso, o temporal que atinge em o estado vizinho também reflete nos municípios alagoanos.