Domingo, 20 de Abril de 2025

Prefeitura de Maceió diz que shows do São João estão mantidos

MP recomendou cancelamento depois que o Município decretou situação de emergência por causa das chuvas, mas prefeitura diz que evento não comprometerá iniciativas sociais.


Por G1 Alagoas
Publicada em 02/06/2022 às 16:57


Ministério Público Estadual (MP-AL) recomendou que Maceió cancele as festas de São João — Foto: Itawi Albuquerque/ Secom

A Prefeitura de Maceió informou na tarde desta quinta-feira (2) que decidiu manter a realização dos shows e festas de São João. O Ministério Público do Estado (MP-AL) havia recomendado que a capital cancelasse os festejos juninos depois que o Município decretou situação de emergência por causa dos estragos causados pelas chuvas.

O MP informou que a Prefeitura solicitou um novo prazo para se manifestar sobre a recomendação e que uma reunião está marcada para a próxima segunda (6) para discutir os rumos dos festejos juninos na capital.

Contudo, o Município antecipou a sua decisão no início desta tarde, por meio de comunicado no site oficial da prefeitura. O São João de Maceió está marcado para começar no dia 15 de junho.

 

"A realização das festividades juninas não comprometerá, de forma alguma, iniciativas nem orçamentos provisionados para atendimento a situações que se imponham. Na verdade, contribuirá para aquecer a economia da cidade, com expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões", diz trecho do comunicado da prefeitura de Maceió.

 

Ainda de acordo com o Município, o São João de Maceió "vai gerar emprego, renda e impulsionar a retomada, em especial dos ambulantes e do setor de serviços e turismo, tão prejudicados pelas medidas restritivas da pandemia".

A programação na capital alagoana tem confirmados shows de Xand Avião, Luan Santana, Elba Ramalho, Safadão, Thiaguinho, Alok, Bruno e Marrone e Gusttavo Lima (veja as datas e os locais dos shows).

Para o MP, entretanto, "não é compatível a realização de eventos em uma cidade que decretou situação de emergência em razão das chuvas. O que fere o princípio constitucional da razoabilidade", diz trecho da recomendação.

O Município alega que, como contrapartida à realização das festividades, será realizado o "Massayó Solidário", uma ação para arrecadar alimentos, agasalhos e roupas para os desabrigados não só de Maceió, mas para outras cidades alagoanas.

 

Cidades que cancelaram as festas juninas

 

As chuvas em Alagoas provocaram deslizamentos, desabamentos, alagamentos e inundações, causando 4 mortes, uma delas na capital. Por conta dos danos causados, 33 municípios decretaram situação de emergência.

 

Diante da situação, 11 prefeituras já anunciaram o cancelamento das festividades de São João:

  1. Arapiraca
  2. Barra de Santo Antônio
  3. Coruripe
  4. Rio Largo
  5. Marechal Deodoro
  6. Santa Luzia do Norte
  7. Roteiro
  8. Feliz Deserto
  9. Jequiá da Praia
  10. Satuba
  11. São Miguel dos Campos
  12. Traipu

Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital