Rio atingiu 5 m nas duas cidades, segundo atualização às 14h.
Por G1 Alagoas
Publicada em 25/05/2022 às 18:04
O nível do Rio Mundaú ultrapassou subiu nesta quarta-feira (25), devido às chuvas fortes que atingem Alagoas desde a noite de terça (24), e provocou inundações em União dos Palmares e Murici, no interior do estado. O monitoramento é realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM).
A última atualização, feita às 15h, mostrou que o nível do rio começou a descer nas duas cidades. A previsão para União dos Palmares é de tendência de descida nas próximas 4 horas e sair da cota de inundação. Para Murici, a previsão é de tendência de estabilidade e começar a descer nas próximas 4 horas e sair da cota de inundação.
Não havia, até as 15h30, registro de pessoas desabrigadas ou residências atingidas.
Às 14h, o nível do rio em União dos Palmares atingiu 5,26 metros. Em Murici subiu ainda mais, chegando a 5,49 metros, acima do que o que o CPRM classifica como cota de inundação.
Às 15h, o nível do rio em União dos Palmares desceu para 5,18 metros. Em Murici, o nível desceu para 5,54 metros, mas ainda estava acima da cota de inundação.
Às 23h dessa terça, o nível do rio nas duas cidades já tinha deixado os órgãos de monitoramento em alerta, quando atingiu 3,51 m em União dos Palmares e 3, 49 m em Murici. Desde então, o rio vem sendo monitorado regularmente pelo SGB-CPRM.
O monitoramento apontou com antecedência que o rio atingiria a cota de inundação nas cidades de União dos Palmares e Murici, tempo hábil para alertar a população dos dois municípios.
Equipes do SGB-CPRM também estão realizando a medição do nível do rio em União dos Palmares e em Santana do Mundaú.
As informações do monitoramento são encaminhadas aos gestores municipais para auxiliar na tomada de decisões para reduzir os impactos das chuvas.
A bacia do Rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% no estado de Pernambuco, onde também chove muito nesta quarta, e 48% em Alagoas.
A prefeitura de Murici informou que a Defesa Civil Municipal vem orientando as famílias que moram próximo ao rio e que algumas já saíram para casa de parentes na parte alta da cidade.
Segundo a prefeitura, o Riacho Beberibe transbordou e famílias que moraram no entorno deixaram o local. A Defesa Civil continua monitorando os níveis dos rio e do riacho e orientando a população.
A prefeitura de União dos Palmares informou que está monitorando a situação e fazendo o mapeamento de todos os locais de risco.
De acordo com a prefeitura, há famílias querendo abandonar suas residências e a Secretaria de Assistência Social já está dando todo o suporte social. A Defesa Civil está fazendo todo o mapeamento e o acompanhamento dos níveis do rio