Município enfrenta surto da doença. Adeal confirmou morte de dois animais que contraíram raiva.
Por Michelle Farias, g1 AL
Publicada em 18/05/2022 às 17:33
A prefeitura de Marechal Deodoro está realizando o cadastramento de cavalos e burros para vacinar esses animais contra a raiva. A iniciativa ocorre após a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) confirmar, há cerca de uma semana, a morte de dois animais devido à doença.
Até esta quarta-feira (18), mais de 160 animais foram cadastrados para receberem a vacina, de acordo com o secretário de Saúde, Sival Clemente. O município enfrenta um surto de raiva.
"Quando saiu o resultado da confirmação dos casos de raiva, a prefeitura determinou que a secretaria fizesse a vacinação desses animais. Então, nós estamos realizando o cadastro para depois promover um dia D de vacinação", afirmou.
Foram disponibilizados três pontos de cadastro:
No cadastramento, os agentes solicitam as informações do animal, como cor, idade e pelagem. Além disso, é necessário os documentos do dono do animal, telefone e também comprovante de residência.
"A vacinação abrange todos os animais, independentemente de raça. Os proprietários que não têm condições, nós temos um agente de saúde que está percorrendo a zona rural e fazendo esse cadastro. Nossa expectativa é de que a vacinação seja iniciada no primeiro fim de semana de junho", disse o secretário.
Após o surto de raiva, o Município determinou a suspensão de eventos com cavalos para evitar a disseminação da doença, que pode matar o animal e também o homem.