Governador interino, desembargador Klever Loureiro, autorizou a doação do imóvel localizado no centro de Maceió ao judiciário.
Por G1 Alagoas
Publicada em 05/05/2022 às 12:39
Técnicos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) vistoriaram o antigo prédio da Secretaria de Estado da Educação, na quarta-feira (4), para analisar a estrutura do imóvel doado pelo governado do estado que, no futuro, passará a abrigar os setores administrativos do judiciário.
A lei que autorizou a doação foi sancionada pelo governador interino, desembargador Klever Loureiro. Segundo a chefe do Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (Decea) do TJ-AL, a arquiteta Claudia Lisboa, a mudança deve ser lenta, já que será necessário reformar o imóvel.
“A princípio, o presidente Klever determinou que será colocada aqui a parte administrativa do Judiciário, deixando a parte jurídica na sede atual. A gente vai fazer isso aos poucos, pois sabemos que há muitas outras empreitadas que o Tribunal precisa fazer”, explicou a arquiteta.
Lisboa disse ainda que o primeiro passo é “tomar posse” do local, cercando a área e fazendo a iluminação.
“A gente precisa saber como está a estrutura, dependendo de como esteja, a gente vai reforçar, demolir ou recuperar. Espero muito que possamos recuperar, porque esse prédio é uma memória afetiva do povo alagoano, foi um colégio estadual que formou muitos alagoanos, e é uma arquitetura muito bonita”, comentou Cláudia.
O prédio fica na Rua Barão de Alagoas, no Centro de Maceió, e conta com 6.618,19 m² de área construída e está desativado desde 2012, quando os serviços da Pasta e cerca de 700 servidores públicos foram transferidos para uma outra estrutura, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada, no bairro do Farol.
Em 2014, a Seduc informou ao g1 que existia um projeto de reforma do prédio, mas que não havia recursos para a execução da obra. Anos antes, em 2011, a Secretaria havia divulgado que o investimento para a recupeção do prédio, que estava sem reforma há duas décadas, seria de R$ 1,9 milhão.