Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Prefeitura de Marechal Deodoro, AL, proíbe eventos com cavalos por suspeita de surto de raiva

Adeal recebeu notificação sobre mortes de cavalos com sintomas suspeitos de raiva animal.


Por G1 Alagoas
Publicada em 28/04/2022 às 18:37 - Atualizada em 28/04/2022 19:47


Reprodução

O prefeito de Marechal Deodoro, Cacau (MDB), decretou nesta quinta-feira (28) a suspensão de eventos com cavalos no município por causa da suspeita de surto de raiva em equinos (raiva animal) . O gestor cumpre recomendação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), que colheu amostras em animais e enviou para análise laboratorial.

"Existe a possibilidade de Marechal estar passando por um surto da síndrome nervosa da raiva. Com isso, mantendo a segurança sanitária de todos os equinos e também para o risco de proliferação para os humanos, nós estamos baixando decreto proibindo todas as manifestações de rua que venham ter aglomeração de animais", disse o prefeito.

A Agência de Defesa informou que houve "surgimento repentino de alta mortandade em equídeos com quadro clínico neurológico no município de Marechal Deodoro". Os sintomas neurológicos apresentados pelos cavalos foram andar cambaleante, paralisia dos membros anteriores, decúbito, dificuldade respiratória e morte.

De acordo com a Adeal, enquanto o resultado laboratorial não é divulgado, foram adotadas ações preventivas no município: interdição da propriedade onde os animais morreram e a suspensão de eventos agropecuários envolvendo aglomeração de equídeos.

“Enquanto não temos essa resposta laboratorial descartando ou não a doença, as medidas sanitárias são essenciais com o propósito de salvaguardar o rebanho e até a população local”, destacou o assessor de Defesa Agropecuária da Adeal, Hedivardo Otoni.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro informou que aguarda o resultado dos testes realizados em material coletado nos animais. O órgão também reforçou que os casos são tratados como suspeitos e que a causa dos sintomas apresentados pelos animais ainda não foi confirmada por laboratório.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital