Aulas serão nos dias 29 e 30 de abril. Aniversário será comemorado no ensaio deste sábado (23), em Jaraguá.
Por G1 Alagoas
Publicada em 21/04/2022 às 11:35 - Atualizada em 21/04/2022 11:41
O grupo de percussão Maracatu Baque Alagoano completa 15 anos nesta quinta-feira (21). Para celebrar a data, os integrantes vão promover uma oficina que abre portas para novos integrantes. As aulas serão nos dias 29 e 30 de abril, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e na Praça Marcílio Dias, local de ensaios do grupo nas tardes de sábado por mais de uma década.
Além disso, o Baque planeja outros eventos para marcar a data.
“Fazer 15 anos é sempre marcante. Por isso mesmo, preparamos alguns eventos especiais para comemorar esse feito, começando pelo documentário que conta um pouco da nossa história e da própria história do ressurgimento do maracatu em Alagoas, que já está sendo finalizado. E por fim, um grande evento que irá reunir diversos maracatus e outros grupos no Festival da Cultura Popular, que será em agosto”, informa Marcel Palmeira, coordenador administrativo do grupo.
Antes disso, quem quiser conhecer um pouco mais do Baque Alagoano e participar da festa de aniversário com os integrantes, pode acompanhar o ensaio que acontece neste sábado (23), em Jaraguá.
O Maracatu Baque Alagoano tem quase 100 integrantes, com idades entre 7 e 65 anos. No repertório estão músicas autorais, chamadas loas, e também músicas de outros grupos de maracatu, coco e guerreiro. Cinco alas formam o grupo, divididas de acordo com os instrumentos: xequerês ou agbês, agogôs, gonguê, caixas de guerra e as alfaias ou tambores de maracatu.