Após denúncia de moradores, centro de Zoonoses foi ao local e constatou necessidade de aplicar veneno no local. Veterinário orienta para cuidados com os pets.
Por G1 Alagoas - Por Michelle Farias
Publicada em 11/04/2022 às 20:58
O Centro de Zoonoses vai solicitar a interdição da Praça Genésio de Carvalho, na Gruta de Lourdes, para fazer o controle uma infestação de carrapatos. Uma equipe foi ao local nesta segunda-feira (11) para avaliar a situação.
A expectativa é de que a interdição aconteça nos próximos dias, mas ainda não há data exata. A partir da definição dos órgãos fiscalizadores, a população deve ser informada de quando o veneno vai ser aplicado.
A equipe fez a primeira inspeção na praça nesta manhã, mas a aplicação do veneno depende dessa interdição.
"Pedimos à população que não venha aqui, não tragam seus pets e não usem os brinquedos porque o veneno vai estar ativo", disse Carlos Fernando Rocha, biólogo, responsável técnico pelo Laboratório de Entomologia de Maceió.
Segundo os moradores, vários animais foram infectados pelos carrapatos. O Laércio Júnior estava com sua cadela em um dos bancos da praça e tomou um susto. "Só encostar no banco ficou bastante suja. E quando olhei eram carrapatos".
O carrapato é um animal ectoparasita, ou seja, é um parasita que vive sobre outro organismo, como na pele ou no pelo. Para os pets, a infecção pode levar à morte.
"Os carrapatos causam anemia grande aos pets, é necessário tratamento veterinário, o animal para de comer, enfraquece, e pode evoluir a óbito", disse o veterinário Bruno Braga.
No homem, os carrapatos podem provocar manifestações alérgicas, em que a pessoa tem escoriações e manchas vermelhas pelo corpo, até algumas doenças como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia.