Domingo, 12 de Janeiro de 2025

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo começam nessa segunda em Alagoas; veja quem pode ser vacinado

Calendário é nacional e foi dividido em duas etapas seguindo a indicação de grupos prioritários


Por G1 Alagoas
Publicada em 04/04/2022 às 09:00 - Atualizada em 05/04/2022 13:06


Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira — Foto: Bruno Concha / Secom

Começam nesta segunda-feira (4) as campanhas de vacinação contra o vírus Influenza, que provoca a gripe, e contra o sarampo. Cada uma das campanhas tem público específico e foram divididas em etapas.

 

Calendário da Vacinação contra Sarampo

 

 

  • 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde
  • 3 de maio a 3 de junho: crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)

 

 

Calendário da vacinação contra a gripe

 

1ª etapa - 4 de abril a 2 de maio

 

  • idosos com 60 anos ou mais
  • trabalhadores da saúde

 

Os trabalhadores da saúde podem ser imunizados de uma vez só com os dois imunizantes. A Segunda etapa da campanha contra a gripe começa no dia 3 de maio e com um público maior.

Em Alagoas, a meta é vacinar 90% do público-alvo contra o vírus da Infleunza, o que corresponde a 1.142.373 pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

Já a campanha de vacinação contra o sarampo tem como meta vacinar, no mínimo, 95% das 223.642 crianças nessa faixa etária e 85.991 trabalhadores da saúde. A vacina contra o sarampo é aplicada nos postos de saúde.

As vacinas são aplicadas em todas as unidades públicas de saúde dos municípios.

Campanhas simultâneas

 

O Ministério da Saúde orienta que a vacina tríplice viral (contra o sarampo) pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive com a vacina contra Influenza. Porém, as seringas, agulhas e locais de aplicação dos imunizantes precisam ser diferentes.

O órgão também orienta que a vacina contra a Influenza (da gripe) pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos com as seguintes observações:

 

  • Na população a partir de 12 anos de idade, os imunizantes contra a Covid, assim como outras vacinas e medicamentos, poderão ser administrados de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
  • Apenas as crianças de 5 a 11 anos de idade, que entram no calendário da campanha contra Influenza como portadoras de comorbidades, devem aguardar um período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a contra a Influenza.

Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital