Domingo, 12 de Janeiro de 2025

Após 2 anos de pandemia, Hospital da Mulher de Alagoas deixa de receber casos de Covid

Unidade retoma seu perfil de assistência inicial, voltado a pacientes mulheres e LGBTQIA+. Atendimentos de Covid passam a ser encaminhados para o Hospital Metropolitano.


Por G1 Alagoas
Publicada em 01/04/2022 às 16:30 - Atualizada em 05/04/2022 13:07


Repórter Fotográfico: Carla Cleto

Após dois anos como referência no atendimento a pacientes com Covid-19 em Alagoas, o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM) voltou a atender exclusivamente mulheres e pessoas LGBTQIA+ a partir desta quinta-feira (31). Agora, quem precisar de atendimento para Covid é encaminhado ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), também localizado em Maceió.

Quando foi inaugurado, em setembro de 2019, o HM era voltado ao cuidado da saúde da mulher alagoana e materno infantil. Mas seis meses depois, com a pandemia do coronavírus, o governo deixou o hospital exclusivamente para atender aos casos de Covid, transferindo os serviços de maternidade para outra unidade.

Com a queda no número de casos de Covid, em dezembro de 2021, a unidade voltou a receber gestantes, entretanto, ainda funcionava como centro de referência de Covid. Agora, o hospital volta ao seu perfil assistencial inicial.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o hospital passou 12 dias sem receber pacientes de Covid. Durante esses dois anos, a unidade atendeu 4.752 pacientes com Covid.

"Todos esses dias sem novos pacientes na UTI Covid é um motivo de muita comemoração para todos nós. Os últimos pacientes que estavam com a doença tinham mais de 30 dias de Covid, ou seja, eles não transmitem mais. Mas, são casos hospitalizados devido à doença, só que são crônicos, pois evoluíram com outras demandas clínicas, como AVC, problemas cardíacos associados à Covid”, disse a infectologista e diretora médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique Dellabianca.

 


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital