Empresários ofereceram aumento de 10,54% no salário, além de reajuste de 15% no ticket alimentação. Sinttro diz que vai levar proposta para votação da categoria na terça-feira.
Por G1 Alagoas - Por Michelle Farias
Publicada em 01/04/2022 às 16:25 - Atualizada em 05/04/2022 13:07
Representantes das empresas de ônibus urbanos de Maceió e dos rodoviários chegaram a um acordo, nesta sexta-feira (1º), em relação à data-base salarial de 2022. A proposta de aumento de 10,54% no salário, além de outros benefícios, vai ser submetida a votação dos trabalhadores na próxima terça-feira (5).
A audiência foi realizada no Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT), com a participação do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro-AL).
Na proposta, além do reajuste salarial, as empresas de ônibus ofereceram aumento de 15% no valor do ticket alimentação, manutenção do ticket nas férias e adiantamento quinzenal de 40% do salário entre os dias 20 e 30 de cada mês.
"Diante do cenário que estamos vivendo, nós conseguimos manter ganhos positivos. Na terça vamos nos reunir com a categoria para explicar a proposta e saber se eles aceitam, mas nosso indicativo é de aceitar esse acordo salarial", disse o presidente do Sinttro, Sandro Régis.
Além disso, se durante seis meses 4,3 milhões de passageiros circularem nos ônibus da capital, a categoria terá um reajuste salarial de mais 5,22%, totalizando 15,76% de aumento.
"Nós tivemos muitas perdas, não apenas nossa categoria, mas no geral esses anos foram ruins para o trabalhador. Por isso, acreditamos que a proposta foi boa. Nós temos o maior ticket de alimentação do Nordeste. Outros benefícios que tínhamos foram mantidos também", disse Sandro Régis.