Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Obra na igreja de São Miguel dos Milagres, AL, será retomada com apoio técnico de órgãos competentes

Serviço que foi autorizado pelo padre, será retomando seguindo critérios para evitar danos ao patrimônio histórico e cultural


Por G1 Alagoas
Publicada em 31/03/2022 às 13:30 - Atualizada em 05/04/2022 13:10


7 segundos - acessoria

Uma reunião mediada pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL), ocorrida na tarde desta quinta-feira (30), definiu os critérios para retomada das obras na Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo, em São Miguel dos Milagres. Moradores da cidade denunciaram que o serviço, autorizado pelo padre, estaria retirando elementos originais do século XVII.

Após a denúncia, a obra foi interditada. Na reunião com o MP-AL ficou decidido que a reforma deve ser acompanhada pela Prefeitura do município e por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de uma equipe técnica especializada em serviços desse tipo.

O promotor de justiça Ary Lages reconheceu que a igreja precisava passar por obras em caráter de urgência, mas que isso foi feito sem o devido cuidado com a preservação do patrimônio histórico e cultural.

"Alguns bens de valor histórico e cultural foram depredados que, caso tivesse o conhecimento de um profissional da área, isso não teria ocorrido. Ficou acordado no dia de hoje que daqui em diante, doravante, todas as obras que estavam suspensas serão feitas mediante o apoio técnico dos órgãos competentes", disse o promotor.

A Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo foi construída no século XVII e considerada a terceira mais antiga de Alagoas. Para erguer o templo, foram utilizadas pedras retiradas do fundo do mar. Durante os mais de 400 anos de sua existência, o teto já caiu duas vezes.

O padre Josemildo Ferro está há cinco meses na igreja, depois de passar 7 anos em São José da Laje. Ele disse que quando chegou em Milagres percebeu que a igreja precisava de uma reforma urgente. A obra está sendo feita com dinheiro de doações.


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital