Além da falta de organização dos loteamentos, cemitério sofre com a superlotação e falta de higiene
Por Redação - AlaNorte Notícias
Publicada em 02/11/2020 às 16:00 - Atualizada em 02/11/2020 16:20
Há 16 anos sob a administração do grupo político de Cicero Cavalcanti, o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição em São Luís do Quitunde permanece em total estado de abandono.
Em atenção à chegada do Dia de Finados, comemorado no dia 02 de novembro, a Redação do AlaNorte Notícias resolveu visitar o cemitério para ver as condições do ambiente para a recepção dos familiares que vieram realizar visitas aos sepulcros dos seus entes. Vide matéria de 2017 do AlaNorte Notícias sobre o assunto.
Destaque-se que a prefeita Fernanda Cavalcanti prometeu em 2016 construir um novo cemitério, colocando, inclusive, no seu plano de governo. Clique aqui para ver as promessas não cumpridas da prefeita.
Desde a entrada do cemitério é possível notar o total estado de abandono em que se encontra. As catacumbas estão todas postas em posição aleatória, sem nenhuma organização e os restos mortais, ainda em decomposição, que ficam à vista dos visitantes.
Outro problema gravíssimo, é a superlotação; não é possível aguardar a decomposição dos corpos enterrados para que se enterre outro no local. Os coveiros precisam abrir as covas para retirar os restos mortais que ali estão para colocar outro no lugar. Na maioria das vezes, familiares enterram seus mortos por cima de um cadáver em estado de putrefação.
Cemitérios em tempos de COVID-19
É sabido que os cemitérios precisaram se readequar para o sepultamento de pessoas falecidas com COVID-19. No entanto, em São Luís do Quitunde, nada mudou. O problema de restos mortais expostos persiste, expondo à saúde das pessoas que visitam o local a vários riscos.
Cemitérios dentro da cidade
Outro problema, também muito grave, é a localização do cemitério. Cercada por casas e comércio, o cemitério tornou o solo ao redor altamente contaminado. Isso porque os corpos liberam uma substância chamada necrochorume, que infecta o solo e os aquíferos subterrâneos, através das bactérias, vírus e micro-organismos patogênicos que infestam todo o solo.
Sabendo que a cidade não possui saneamento básico, sendo cenário de várias enchentes naquele local, tem-se o elevado risco sofrido pelos quitundenses daquele bairro.
Veja abaixo algumas das barbaridades do cemitério: