O mutirão será neste sábado, dia 31
Por Redação - AlaNorte Notícias
Publicada em 26/10/2020 às 18:09 - Atualizada em 26/10/2020 18:17
São João e os Mutuns Elétricos é uma banda alagoana formada por João (vocalista), Bosco (violonista) e Vitor (percussionista). Envolvidos conjuntamente com a música desde quando eram alunos do IFAL - Maragogi, os três amigos recentemente se uniram com o propósito de criar um projeto a partir de suas afinidades musicais.
João tem 23 anos, é técnico em Hospedagem pelo IFAL - Maragogi e estudante do penúltimo semestre de Publicidade, Propaganda e Marketing na Universidade Mackenzie em São Paulo. Bosco tem 19 anos, é técnico em Agroecologia pelo IFAL - Maragogi e é estudante do segundo semestre de Ciências Econômicas na UFAL. Vitor tem 20 anos, também é técnico em Agroecologia pelo IFAL - Maragogi e é estudante do segundo semestre de Educação Física na UFAL.
A partir do retorno de João a Alagoas em decorrência da pandemia surgiu a ideia da formulação de uma banda e assim a São João e os Mutuns Elétricos foi oficialmente criada no dia 5 de setembro de 2020. O nome é inspirado em uma ave nativa da Mata Atlântica alagoana que foi completamente extinta da natureza em função do desmatamento e da caça. A ave foi reintroduzida no seu habitat natural a partir de um programa de recuperação da espécie. Diante disso, entendendo os Mutuns como símbolo de liberdade e resistência, o trio se apropriou da ave que também é símbolo do estado de Alagoas para batizar o projeto.
A banda compõe seu gênero a partir da somatória de diversos gêneros que carregam a brasilidade em sua essência e se inspira em artistas como Alceu Valença, Ney Matogrosso e os Novos Baianos. É possível que em um show dos Mutuns o repertório caminhe entre o rock dos anos 1980 e o axé do anos 1990, mas tudo isso feito a partir da proposta alternativa, particular e alagoaníssima.
Os Mutuns podem ser entendidos como uma banda de Música Popular Brasileira Alternativa ou até mesmo como uma banda de Tropical Rock, mas jamais confundida como uma banda eclética. A tríade não possui nenhum trabalho autoral, apesar das composições de João, o vocalista do grupo. Mas esse é um trabalho a ser desenvolvido a posteriori. Num primeiro momento o objetivo é disseminar a proposta musical da banda a partir da interpretação de músicas que estão no imaginário do público.
Desde a sua criação, os Mutuns já realizaram shows no Hotel Praia Dourada, na Pousada Rangai e no Restaurante Ponto de Encontro. A agenda para o mês de novembro, até então, conta 13 shows a serem realizados no Japaratinga Lounge Resort, na Pousada Rangai e no Restaurante Ponto de Encontro.
"Nós Vamos Invadir Sua Praia"
Estudos apontam que anualmente cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos são despejados nos mares e que nada sendo feito diante da atual conjuntura, até 2050 haverá mais plásticos que peixes nos oceanos. Maragogi, cidade costeira ao norte de Alagoas, é parte de uma área de proteção ambiental (APA) que possui a segunda maior barreira de corais do mundo e está sob constante ameaça pela interferência das atividades antrópicas que afetam diretamente a saúde da vida marinha.
Diante disso, entendendo a responsabilidade que a humanidade precisa ter para com o planeta e a extrema relevância da pauta ambiental para a sobrevivência das próximas gerações, a São João e os Mutuns Elétricos promoverá o mutirão "Nós Vamos Invadir Sua praia" como forma de conscientizar os banhistas de Maragogi. O mutirão será neste sábado, dia 31, e a concentração será na Praça da Juventude às 14h.
Essa também é uma forma de propor que a banda seja mais que uma entrega artística de três amigos e também de trazer a força do ambientalismo inspirador do nome da banda para o DNA artístico do grupo.
CONTATO
E-mail: saojoaoproducoes@gmail.com
PERFIS NO INSTAGRAM:
@saojao_ (https://instagram.com/saojao_)
@boscocbsilva (https://instagram.com/boscocbsilva)
@vitor_h.al (https://instagram.com/vitor_h.al)