AQL é o primeiro sodalício literário de São Luís do Quitunde
Por Redação - AlaNorte Notícias
Publicada em 06/08/2020 às 11:57 - Atualizada em 07/08/2020 14:14
A Academia Quitundense de Letras – AQL completa hoje (06) dois anos de fundação. Fundada em 06 de agosto de 2018 pelos escritores Anobelino Martins, Isaque Lins e Luiz Cleysson, a AQL vem ao longo desses dois anos promovendo a disseminação da cultura e história literária de São Luís do Quitunde.
“Foi para guardar e resgatar a literatura de São Luís do Quitunde, que a Academia Quitundense de Letras - AQL nasceu. Hoje completa dois anos desse ofício, essa longa caminhada está só no início. Muito ainda precisa ser feito pela nossa cultura literária. A AQL estará sempre de prontidão, como guardiã do nosso patrimônio cultural e imaterial. Ela é a casa do nosso saber!”, disse o presidente da AQL, Anobelino Martins.
Atualmente é composta por 09 (nove) imortais, são eles: Anobelino Martins, filósofo e escritor; Alex Rufino, padre e escritor; Isaque Lins, advogado e escritor; Abidias Martins, jornalista e repórter; a poetisa e professora Josélia Nascimento; a pesquisadora Estéfane Carvalho; o compositor e professor Tadeu Barbosa; roteirista e professor Antônio Nascimento; e o padre e poeta Elison Silva.
São patronos da AQL, respectivamente: Aloysio Machado Bezerra Branco; Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda; Carlos Cavalcanti de Gusmão; Joaquim Machado da Cunha Cavalcanti; João Francisco Coelho Cavalcanti (João Barafunda); Elvina Maria Buarque de Bulhões; Oliveiros Lessa Litrento; Teodoro Ernesto da Costa Palmeira; Agripino Alves Ether.
“Registro meu orgulho em fazer parte dessa história. A AQL dá outra visibilidade à São Luís do Quitunde, não mais aquela imagem prejudicada, violenta, trágica, que costumávamos ver nos jornais. Agora, nossa cidade é enxergada como terra de grandes escritores, aqui temos progresso lítero-cultural”, afirma o cofundador da Academia, o advogado Isaque Lins. Continua: “Esse projeto foi audacioso. ‘Como jovens, que não fazem parte do Poder que domina o município, podem ter essa iniciativa?’ E eu respondo: amamos esse município e sonhamos com o dia em que ele será realmente próspero; a AQL foi o primeiro passo.”, disse.
Patronos
São importantes personalidades quitundenses que tenham se notabilizado nas atividades literárias, nas mais diversas formas de expressões ou contribuído para a causa de alguma maneira.
A AQL
A Academia Quitundense de Letras, fundada em 06 de agosto de 2018, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, de caráter cultural, com duração por tempo indeterminado. Seu quadro de membros efetivos poderá ser composto por até 40 (quarenta) cadeiras, como estabelece a tradição acadêmica, devendo os seus ocupantes serem quitundenses natos ou residentes na cidade de São Luís do Quitunde a mais de 3 (três) anos.
Sede própria
A AQL ainda não possui sede própria na cidade de São Luís do Quitunde. Suas reuniões ordinárias são realizadas em prédios públicos, como na Câmara de Vereadores e a extinta biblioteca pública. O presidente da AQL justifica que, como a entidade é recente e ainda possui poucos membros efetivos, o orçamento anual não possibilita aquisição de um bem imóvel.