Por Redação - Cada Minuto
Publicada em 21/07/2020 às 10:00
Já são mais de 450 casos de Covid-19 e a preocupação com a contaminação cresce em São Luís do Quitunde, no Litoral Norte de Alagoas. O medo dos moradores tem fundamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o lixo é um dos principais vetores de transmissão do coronavírus. “E lixo é o que não falta nas ruas da cidade, da entrada até a zona rural. Difícil é encontrar um lugar em que não tenha um urubu. Para esses bichos, não tem crise”, contou a moradora do Povoado Quitunde, Maria do Nascimento, 52 anos.
Não apenas são os moradores que estão na rota da Covid-19 e outras doenças. Os garis trabalham sem equipamentos de proteção individual. Expostos e sem quaisquer condições de trabalho, eles lutam pela sobrevivência. “Minha mulher e meus filhos estão na casa de minha sogra para não ter contato comigo, com medo de eu levar a doença para eles. Quero proteger quem eu amo, mas preciso trabalhar. Seria bom se a gente tivesse o mínimo para não se prejudicar”, relatou um profissional, que pediu pra não ser identificado.
A situação do lixo provoca quadros dramáticos. Um caminhão de lixo sem a manutenção adequada atropelou um morador na cidade. A prefeita Fernanda Cavalcante (MDB) tem uma gestão com diversos problemas também no abastecimento de água, na educação e na saúde. A emedebista é do mesmo grupo político que comanda a cidade há quatro gestões.