Segunda-Feira, 23 de Dezembro de 2024

[Vídeo] Manchas de óleo são vistas nas praias do Litoral Norte de Alagoas e retiradas em seguida

A limpeza das praias estão sendo uma parceria entre os governos municipais, estaduais e federal


Por Esmerino de Lima - Estagiário*
Publicada em 15/10/2019 às 15:35 - Atualizada em 15/10/2019 15:57


Praia de e Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres (Foto: Cortesia ao AlaNorte Notícias)

As temidas manchas de óleo que vêm causando grandes prejuízos para o meio ambiente e para o turismo das cidades do Litoral do Nordeste também chegaram às praias da chamada Rota Ecológica, que engloba os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, além de outras cidades do Litoral Norte de Alagoas. Os dejetos foram encontrados no final da tarde dessa segunda-feira, 14. Os órgãos responsáveis no Estado já estão em alerta.

Nas Praias de Barra de Camaragibe e Morro de Camaragibe, no município de Passo de Camaragibe, houve registros de manchas de óleo. Porém, até o momento, não foi encontrado nenhum registro na Praia do Marceneiro.

Na Praia de Barra de Camaragibe, um vídeo, gravado por uma internauta, mostra uma mancha de óleo. No momento da filmagem, banhistas estavam no local, inclusive crianças.

Em São Miguel dos Milagres, a Secretária de Turismo e Meio Ambiente Carol Lessa vem fazendo um trabalho de remoção das pequenas manchas encontradas no município. “Foram encontrados pequenos fragmentos do tamanho de uma moeda que apareceu ontem [14/10]. Porém, imediatamente já foi retirado e no momento não temos nenhum registro. A secretaria junto com a limpeza vem fazendo um monitoramento das praias. Hoje [15/10] não chegou nenhuma mancha de óleo. Estamos em alerta, monitorando. A praia está limpa”, disse.

Em Porto de Pedras, as manchas também surgiram nas praias da cidade. No entanto, a Prefeitura vem trabalhando para remover todo dejeto encontrado e, até o momento, todas as manchas foram recolhidas. 
Em outras cidades do Litoral Norte como: Barra de Santo Antônio, Maragogi e Japaratinga ações também vêm sendo feitas por equipes municipal, estadual e federal.

Ações

Segundo a assessoria de comunicação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), ações estão sendo feitas nesta terça-feira (15), com a varredura é feita por terra, por equipes formadas por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além de secretários municipais de meio ambiente e voluntários.

A assessoria disse ainda que só o município de Porto de Pedras foi encontrados fragmentos até o momento.
Além dos órgãos estaduais, os federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos Portos também estão contribuindo.

“Nós começamos também a verificação na região das fozes das lagunas e nos recifes de corais para monitorar e evitar maiores danos ambientais nesses ambientes”, comenta Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.

As ações estão sendo coordenadas pelo Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA).

Assista ao vídeo da Praia de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres. 


 


Comentários

O conteúdo dos comentários abaixo é de responsabilidade de seus autores e não representa a opinião deste portal.

Instagram

Desenvolvido por HB Digital