O Ideb informa que em 2016, a situação era a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar
Por Esmerino de Lima - Estagiário*
Publicada em 15/03/2019 às 09:12 - Atualizada em 15/03/2019 13:36
A educação tem poder de transformar o mundo por meio de um ensino de qualidade e melhorias na estrutura do espaço escolar. É desta forma que o professor Adilson Lima vem trabalhando para manter a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Gomes Maranhão para ser a escola modelo na cidade e ter bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A escola fica localizada na rua Fernandes Lima, no Centro do município de Passo de Camaragibe, Litoral Norte de Alagoas.
De acordo com o gestor, professor Adilson Lima, à frente da direção da unidade escolar, em dois anos o ensino na escola avançou. Sobretudo em relação a gestões anteriores.
O Ideb informa que em 2016, a situação era a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar. Além disso, a situação indicava que era preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderiam ficar fora da escola, com índices altos de reprovação ou abandono.
Em 2017, o Ideb apontou um crescimento de 3,3 em relação às últimas pesquisas. Também teve aumento de 4,01 no número de aprendizado. E em 2015, o número foi de 2,7 e a meta era 3,3.
Professor Adilson Lima (Foto: Reprodução)
Segundo a gestão, no percurso do biênio 2017-2019, a escola cresceu em diversos aspectos: estrutural, pedagógico, relação interpessoal, disciplina e valorização dos profissionais. Ao mesmo tempo, o professor Adilson Lima, junto com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da prefeita Vânia Câmara, viabilizou que a unidade escolar fosse reformada e ampliada, melhorado a vida dos estudantes e professores.
Além disso, foi instalado um circuito de câmeras para reforçar a segurança dos discentes e docentes e ajudar na segurança da escola.
Circuito de câmeras de segurança na Escola Ernesto Gomes Maranhão
Atividades disciplinar
Quanto ao trabalho disciplinar, atividades de conscientização são realizadas frequentemente com o intuito de conscientizar os alunos a cuidarem da escola. Segundo os educadores, a prática tem surtido efeito, visto que os alunos, atualmente, têm mais consciência do papel que eles têm dentro e fora da escola. Os problemas de vandalismo, que eram frequentes nas gestões anteriores, hoje não mais existem.
Atualmente, a escola conta com gestão escolar plena, ou seja, a própria escola gere os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e, de acordo com a necessidade da comunidade escolar, a verba é investida em situações mais emergenciais.
Em dois anos, o professor Adilson Lima vem trabalhando para que a unidade escolar tenha bons resultados. Segundo o gestor, com esforço, dedicação e persistência todas as metas planejadas serão atingidas.