O motivo das chuvas é a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do norte do Nordeste
Por Esmerino de Lima - Estagiário*
Publicada em 30/01/2019 às 09:20 - Atualizada em 30/01/2019 11:23
Nos municípios de São Luís do Quitunde e Porto de Pedras, segundo uma publicação do site Terra, choveu aproximadamente 73,6 milímetros somando a quantidade de chuvas que caiu sobre as duas cidades. O texto aponta que os dados foram retirados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) desta terça-feira (29).
De acordo com a publicação, em São Luís do Quitunde choveu durante esses dias um equivalente a 46,8 milímetros. O temporal durante a madrugada dessa segunda-feira (28) foi intenso. Os moradores redobraram os cuidados com o volume das águas, sobretudo por causa do rio Santo Antônio que banha o município.
Ainda segundo o texto, Porto de Pedras ficou com 24,8 mm, um pouco menor que a capital Maceió, com 25 milímetros.
A publicação diz que o motivo das chuvas é a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do norte do Nordeste e os ventos marítimos que levam umidade para a faixa leste da Região.
O texto fala que no Litoral Norte de Alagoas chove apenas de forma passageira nesta quarta-feira (30).
O AlaNorte Notícias entrou em contato com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (Semarh) para obter mais informações sobre o tempo, mas as ligações não foram atendidas.