Como já havia sido anunciado pela SSP, não haverá participação de tropas federais
Por GazetaWeb
Publicada em 26/10/2018 às 12:31
No domingo (28), mais de 4.500 policiais militares voltam às ruas dos municípios alagoanos para garantir a segurança no dia da votação que vai escolher o próximo presidente do Brasil. É o mesmo efetivo deslocado no primeiro turno das eleições que ocorreu no início deste mês, segundo informou a Secretaria de Estado da Segurança (SSP).
Como já havia sido anunciado pela SSP, não haverá a participação de tropas federais este ano, mas as forças de segurança permanecem atentas por causa do clima acirrado, polarizado entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).
O comandante-geral, coronel Marcos Sampaio, juntamente com os comandantes de Policiamento da Capital (CPC) coronel Neyvaldo Amorim, e Policiamento do Interior (CPI) coronel Adroaldo Goulart, apresentou o planejamento estratégico para a disposição da tropa no domingo, dia 28. "Teremos a presença maciça da polícia em todos os locais de votação de Alagoas para garantir ao eleitor uma votação tranquila e segura. Em alguns municípios teremos o apoio das guardas municipais e do corpo de bombeiros", explicou o coronel Sampaio.
O embarque será realizado no próximo sábado (27) saindo do Quartel do Comando Geral (QCG), no Centro, às 06h45min. A operação será desmembrada de acordo com os dois grandes comandos da PM: CPC e CPI.
O Comando de Policiamento da Capital, que abrange a capital alagoana e mais 10 municípios, irá empregar um efetivo de 1.596 policiais militares, que contarão com o reforço de 200 militares do Corpo de Bombeiros. Nas escolas de Maceió, alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) irão incrementar o policiamento e serão empregados na guarda de urnas.
Já no interior do estado, o Comando do Policiamento do Interior (CPI), o policiamento foi dividido em três regiões, sendo zona da mata, agreste e sertão. No total serão empregados 2.735 policiais militares.
O Bope também permanecerá de prontidão com bases montadas não só na capital, mas também no interior, caso seja necessária a atuação em uma situação emergencial e possíveis manifestações de grupos organizados.
Balanço 1º turno
Após a realização do primeiro turno, a cúpula da Segurança Pública apresentou o balanço que revelou redução do número de ocorrências de 32,8% em comparação com o ano de 2016 no número.
As forças policiais efetuaram 10 prisões em flagrante por crimes eleitorais nos municípios Canapi, São Sebastião, Girau do Ponciano, Branquinha, Cajueiro, Murici, Limoeiro de Anadia e Porto Calvo.