Quem não for aprovado pode ter credenciamento suspenso, conforme portaria
Por GazetaWeb
Publicada em 11/08/2018 às 01:26 - Atualizada em 11/08/2018 13:53
Instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC) e examinadores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) terão que passar por um exame obrigatório para avaliar seus conhecimentos teóricos. A medida só foi tomada devido ao índice de aprovação nos testes estar abaixo da média em Alagoas.
A determinação é do próprio órgão de trânsito e foi publicada em uma portaria no Diário Oficial.
De acordo com a chefe de Educação para o Trânsito, Ana Buarque, além deles, diretores geral e de ensino que exercem a função de instrutores nas auto escolas também deverão se submeter ao teste. A prova será eletrônica e conterá questões sobre as áreas de conhecimento compatíveis com a formação.
"O exame terá todas as disciplinas porque quando eles estão se formando para serem instrutores, se submetem a todas essas disciplinas", explica Ana, acrescentando que a aplicação do teste foi determinada pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 358, de 13 de agosto de 2010.
A chefe de Educação para o Trânsito explica que a resolução determina a renovação do credenciamento quando o CFC apresenta índices de aprovação de seus candidatos menor do que 60% nos exames teóricos e práticos. Em Alagoas, esses índices estavam em pouco mais de 60% nos teóricos, mas menos de 50% nos práticos.
"Diante disso, vimos uma necessidade de aplicar avaliação. Não estamos generalizando, mas é preciso que os profissionais estejam preparados, até para que possam melhorar o serviço que estão prestando", diz. "Estamos fazendo cumprir a resolução do Contran", continua ela.
Ao todo, Alagoas possui aproximadamente 800 instrutores, que farão um exame igual ao da primeira habilitação. O primeiro teste será gratuito, sendo aplicado nos mesmos locais de avaliação: SAC Miramar, SAC Maceió Shopping, SAC Arapiraca, SAC Santana do Ipanema e SAC Porto Calvo.
No caso de reprovação, será cobrada taxa de reteste. Para aprovação, os participantes terão que obter 70% ou mais de acertos na avaliação. "Caso eles não atinjam a meta vão passar por uma requalificação ofertada pelo Detran e, depois, fazem um novo teste. Caso não atinjam de novo, terão o credenciamento suspenso até atingir".
Os instrutores e diretores que não se submeterem aos exames também terão seu credenciamento suspenso. O curso será de 16 horas/aula, conforme calendário a ser divulgado posteriormente