O projeto surgiu em 2015 e já educou através do futebol mais de 100 crianças
Por Débora Siqueira/Estagiária* AlaNorte NotÃcias
Publicada em 30/07/2018 às 11:17 - Atualizada em 30/07/2018 12:12
Aconteceu ontem, Domingo (29), a comemoração pelos 3 anos da Escolinha Futuro Craque, situada em MAtriz do Camaragibe. Idealizada pelo ex. Atleta profissional de Futebol, monitor de futebol reconhecido pela CBF e Professor Graduado em Educação Física, José Ronaldo dos Santos (46). A escolinha tem feito uma diferença significativa na vida das crianças que amam a prática esportiva, principalmente o futebol.
A ideia surgiu quando o professor começou a perceber a inquietação das crianças em Matriz do Camaragibe e os sonhos de viver uma experiência no futebol. Ele conta que viu em muitos potenciais para serem excelentes e diferenciados atletas do Futebol. E vendo que o poder público e entidades governamentais não tinham o interesse em ajudar esses garotos, ele resolveu criar a escolinha, e assim, em 2015 o projeto virou realidade.
Então neste mesmo ano formulou o projeto que continha 8 páginas, onde pode explicar os objetivos, resultados esperados, equipe técnica, proposta de treinamento, a importância do projeto na formação técnica esportiva e cidadã, além do cronograma das despesas dos materiais pedagógico-esportivo.
"Como sei que a propaganda é alma do negócio fiz um investimento de mais de Mil reais em Marketing da Escolinha. Fazendo com que a nossa logomarca foi aceita pelas crianças. Divulgamos em carro de som, rádio comunitária. Depois foram feitos mais de mil panfletos que foram distribuídos em todas as escolas, igrejas e ONGs locais. Mostrando o valor de inscrições, faixa etária, Local de treinos, dias e prof. Coordenador. Foram dois meses de divulgação e preparação para a abertura do projeto"- Relatou.
No dia 25 de julho de 2015 foi dado início ao projeto Futuro Craque. Na abertura esteve presente Peu, ex-Jogador do Flamengo. Teve também uma mini-gincana de pais e filhos e dança Aeróbica com o professor Júnior. No início o projeto contou com mais de 100 alunos distribuídos em três categorias. No entanto, hoje só estão disponíveis as categorias de sub10 e sub13, e a quantidade de alunos atualemnte matriculados é 45.
Todo o projeto, por ser franqueado, é mantido pelos pais. Houve uma solicitação da parte do professor José Ronaldo dos Santos e um projeto foi enviado para câmara de vereadores e para o prefeito Marcos Paulo, a ideia era que esse projeto fosse ampliado e distribuído de forma gratuita mantido apenas pelo governo. No entanto, até hoje nunca fizeram nada para ampliar ou melhorar a oferta de vagas às crianças mais carentes que não conseguem ingressar na escolinha porque não podem pagar a mensalidade de 30 reais.
O beneficio do futebol além da formação técnica, física e mental, é também sócio-afetivo que vão desde a formação humana e cidadã até a construção de uma identidade do ser. Valores como a honestidade, dignidade, solidariedade e participação são geralmente atribuídos a bons atletas. O esporte, antes de tudo, é educação.