Os pescadores associam o fato a poluição e principalmente aos dejetos, que segundo eles, são despejados no rio por uma usina de cana-de-açúcar da região
Por Rafael Sobral - Estagiário* | AlaNorte NotÃcias
Publicada em 09/07/2018 às 17:25 - Atualizada em 10/07/2018 00:23
Um mortandade de peixes mortos foram encontrados em um trecho às margens do Rio Jirituba, próximo a praia no município de Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas.De acordo com pescadores da região, o grande número de peixes mortos foi percebida há aproximadamente três dias atrás.
Os pescadores afirmam que o número de peixes mortos só tem aumentado desde então, causando um grande desastre ambiental.
Os profissionais da pesca associam o fato à poluição e, principalmente aos dejetos, que segundo eles, são despejados no rio por uma usina de cana-de-açúcar da região.
Um pescador relatou que a quantidade é tanta que dá pra encher carros de mão, mas todos estão podres e não dá para aproveitar. Ainda segundo o pescador, ver essa situação é uma tristeza. Ele conta que toda época de moagem da cana acontece isso.
Outro pescador lamentou a situação e falou que não dá para pescar com uma água assim. Ele pesca cerca de quarenta quilos de peixe todos os dias mas com uma situação assim, não dá pra pegar quase nada.
De acordo com os pescadores, pelo menos mil pessoas sobrevivem da atividade na região. Todos temem que algumas espécies comecem a desaparecer.
De acordo com Bernardo Lima, da Colônia de Pescadores Salustiano Lessa, a situação se repete todos os anos e nenhum órgão de fiscalização ambiental adota uma providência para tentar evitar o problema. Ele conta que 1.000 Kg de peixe perdidos nos últimos dias.