Cidades beneficiadas são Paripueira e Barra de Santo Antônio; MPE aguarda o encerramento de todos os lixões até o dia 18
Por Gazeta Web com Ascom MPE
Publicada em 04/05/2018 às 20:51
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) registrou, nesta sexta-feira (4), o encerramento de dois lixões nos municípios Barra de Santo Antônio e Paripueira, ambos no Litoral Norte do estado. O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, e a promotora de Justiça, Lídia Malta Prata Lima, acompanharam os eventos.
De acordo com José Antônio Malta Marques, "essa [atitude das prefeituras] é uma verdadeira mudança de paradigmas, dando à sociedade um exemplo e garantindo a saúde das suas populações".
Na fase final do processo para que Alagoas se molde à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Ministério Público aguarda o encerramento de todos os lixões até o início da segunda quinzena deste mês. O órgão tem até as datas de 10 e 18 de maio para o encerramento de todos os lixões da Zona da Mata e da Região Norte, respectivamente.
Na Zona da Mata, o encerramento dos lixões, programado para o dia 10 de maio, começará as 9h, pela cidade de Murici. Já no próximo dia 28, o Ministério Público participará de uma solenidade, onde os prefeitos de todos os municípios que encerraram seus lixões receberão certificado de reconhecimento.