O evento foi promovido pela Academia Matrizense de Letras
Por AlaNorte NotÃcias
Publicada em 06/04/2018 às 18:51 - Atualizada em 07/04/2018 01:12
A Academia Matrizense de Letras promoveu na noite desta sexta-feira (05) o lançamento dos livros "Alagoas, poder e sangue", do jornalista Odilon Rios, e “Hibridismo Cultural Alagoano: o Barro de onde viemos", da cientista social Ana Cláudia Laurindo. O evento teve inicio as 19h30 e foi realizado na Comedoria Pan Félix, próximo à praça Bom Jesus, em Matriz de Camaragibe, Região Norte de Alagoas.
Os dois livros retratam aspectos históricos e políticos de Alagoas. Que incluem histórias orais e pesquisa jornalística. Como o padre que era pistoleiro, o líder político que tinha um cemitério particular para enterrar seus inimigos, o ministro do STF alagoano protegido pelos criminosos da província alagoana.
Odilon Rios, Poeta matrizense Moisés e Ana Cláudia I Foto: AlaNorte Notícias
Conforme o jornalista e escritor Odilon Rios, a obra aborda aspectos históricos e jornalísticos, ele cita como Vicente Ferreira de Paula. “Ele foi uma espécie de lampião no século XIX e tinha tanto poder que invadiu Maceió e seu ‘qg’ eram as matas do norte alagoano, que hoje viraram cana para buscar desarticular movimentos como o dele. O movimento dos povos da mata”, ressalta.
O evento foi promovido pela Academia Matrizense de Letras, fundada há um ano pelos dois escritores. Marcaram presença nos lançamentos vários escritores de Matriz de Camaragibe, alunos da Escola Estadual Saturnino Souza e os escritores quitundenses Anobelino Martins e Isaque Lins.
Foto: AlaNorte Notícias
Na oportunidade o microfone ficou "aberto" para os escritores declamarem suas poesias, ou até mesmo poesias de outros autores que estavam espalhadas no auditório. Muitos falaram parabenizando Odilon Rios e Ana Cláudia e declamando. Foi uma noite de muita partilha e poesia.
Por fim, os autores dos livros "Alagoas, poder e sangue" e “Hibridismo Cultural Alagoano: o Barro de onde viemos" autografaram exemplares para o público.